Cascata da 3ª légua de Caxias do Sul, encanto além da gruta

Entre em cantinhos especiais de Caxias do Sul- RS, está a Gruta da 3ª Légua, que, na verdade, é chamada de Gruta Nossa Senhora de Lourdes, mas poucos a conhecem pelo nome oficial. Ou melhor, poucos sabem que é possível chegar até a Cascata da 3ª légua. Isso acontece pois o lugar é conhecido por uma linda e grande gruta que há no local, inclusive com realização de missas em seu interior. Bom, vamos por partes pois há vários pontos interessantes nesse local. 

Gruta da 3ª légua

Início da Trilha da Gruta da Terceira Légua

O passeio começa ao lado do estacionamento mesmo. Você irá deixar o carro próximo a estrada, junto a um bar simples do local. Logo verá uma cruz, a qual indica o início do caminho até a gruta da terceira légua, assim conhecida pois é o nome da região a qual está localizada. A cruz fica no topo de uma escadaria e ao fundo é possível avisar uma alta cascata, destino final desse relato. 

Depois de apreciar a vista, inicie o caminho descendo a escada. São 150 degraus, para os católicos, eles representam os três terços que compõem um rosário, ou seja, 150 Ave Marias. Após descer toda a escadaria, siga a trilha em frente, costeando o paredão que terá a sua direita. 

É comum ver aventureiros fazendo rapel ou escalando essa rocha, ali, já existem 41 vias de escaladas. Por isso, o local também é muito procurado nos finais de semana. 

Nessa curta trilha até a gruta, você verá uma placa indicando a cascata, pode ignorar e seguir em direção à gruta, há outra entrada da trilha.

Logo após os paredões de escalada você verá uma grande  gruta, uma verdadeira obra da natureza. Há diversos bancos para descanso, onde os fiéis fazem suas rezas e assistem à missa todo segundo domingo de cada mês. 

Cascata da 3ª légua 

Cascata da Terceira légua, a trilha passa pela gruta de mesmo nome

Depois de recuperar o fôlego, vá além, ande um pouco mais e veja a beleza da cascata de perto. A segunda entrada da trilha fica ao lado da gruta. Essa é mais tranquila e aberta que a primeira opção de trilha. Ela é uma trilha curta, porém merece muita atenção pois há diversos pontos escorregadios e pedras soltas.

A cascata tem 60 metros de altura e, dependendo da época, pode ter pouca água. Ela não possui local para banho, pois a água que cai não fica represada em nenhum ponto. De qualquer forma, vale a visita, o local mágico, daqueles que transmitem paz.

Sobre a Trilha:

Dificuldade: fácil

Tempo:  15 a 20  minutos

Valor: o local é privado, mas o acesso é gratuito.

Como chegar: Como o próprio nome diz, a cascata fica na terceira légua, em uma das ramificações da Estrada dos Imigrantes, distante 16 quilômetros do centro da cidade. Basta procurar no Google Maps como “Gruta da Terceira Légua – Caxias do Sul” que o GPS irá te levar até o estacionamento, passando por um pequeno pórtico de entrada. Se você sair de Caxias, irá passar por Galópolis e, logo depois, entrar à direita ao lado do muro de contenção. Se você estiver subindo a BR 116, sugiro que saia da BR no mesmo ponto, onde há uma grande casa de pedra ao lado deste muro de contenção. A estrada foi asfaltada recentemente.


Comentário: Essa trilha é praticamente um passeio, não apresenta dificuldades e é de fácil acesso. Ótima para aqueles dias que você tem pouco tempo e quer ficar em contato com a natureza por alguns minutos. Mas, lembre-se de levar uma água, após a subida da escadaria você pode precisar. Se tiver o dia todo livre, pode combinar essa visita com outras cachoeiras da cidade, clique aqui para conhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *