Cascata dos Molin, um banho de rio em Caxias do Sul
A Cascata dos Molin está entre as mais altas de Caxias do Sul, com quase 60 metros de altura, é a queridinha do momento entre as cachoeiras da cidade. Além da beleza, ela também é uma das mais acessíveis, são cerca de 27km entre o centro da cidade até o local. Ela fica no distrito de Vila Seca e não é cobrado nenhum valor de acesso, também não há indicação de propriedade privada.
Trilha da Cascata dos Molin
A trilha é curta, menos de 500 metros, com duração de 5 a 10 minutos. Depois de deixar o carro na estrada, você irá iniciar uma pequena descida e logo encontrará uma encruzilhada. Se seguir em frente, você será levado em direção a uma gruta atrás da queda da cachoeira, o que te faz ter uma vista privilegiada do local.

Se você optar pelo caminho da esquerda, você irá seguir descendo, sem grandes dificuldades, até a parte inferior da cascata. Sugiro primeiro visitar a gruta, apreciar a vista, depois retornar alguns metros até a encruzilhada e seguir para a parte inferior da cascata e desfrutar de um ótimo banho de rio.
A cascata tem cerca de 60 metros de altura e, na base, há um poço para mergulho, mas é necessário saber nadar para acessar alguns pontos. Também é comum encontrar aventureiros fazendo rapel no local.
O Cascata dos Molin não conta com nenhuma infraestrutura, leve tudo o que você for precisar, inclusive um saco para recolher seu lixo, uma vez que não há lixeiras próximas.
Sobre a Trilha:
Dificuldade: fácil
Tempo: 5 a 10 minutos

Como chegar: Para chegar na Cascata dos Molin, basta procurar no google Maps pelo nome, o GPS irá te levar até o início da trilha. Ao chegar no ponto indicado, você irá deixar o carro na beira da estrada de terra e logo verá uma trilha indicando a descida. Não há placas indicando o lugar, mas da rua é possível escutar o som da queda da água. Além disso, a trilha é larga e bem demarcada. Quando eu fui, vi que alguns motoqueiros deixavam a moto no meio da trilha pois era possível chegar sem grandes dificuldades.
Comentário: ótima para iniciantes, para dar aquele mergulho no final de semana. Também é tranquila para fazer um passeio em família, apenas lembre que não há nenhuma infraestrutura no local.
Para conhecer outras cachoeiras de Caxias do Sul, acesse aqui!
Pingback: Cachoeira da Mulada, a imponete beleza de Criúva