Cascata dos Molin, um banho de rio em Caxias do Sul

A Cascata dos Molin está entre as mais altas de Caxias do Sul, com quase 60 metros de altura, é a queridinha do momento entre as cachoeiras da cidade. Além da beleza, ela também é uma das mais acessíveis, são cerca de 27km entre o centro da cidade até o local. Ela fica no distrito de Vila Seca e não é cobrado nenhum valor de acesso, também não há indicação de propriedade privada.

Trilha da Cascata dos Molin

A trilha é curta, menos de 500 metros, com duração de 5 a 10 minutos. Depois de deixar o carro na estrada, você irá iniciar uma pequena descida e logo encontrará uma encruzilhada. Se seguir em frente, você será levado em direção a uma gruta atrás da queda da cachoeira, o que te faz ter uma vista privilegiada do local. 

Gruta da cascata dos molin

Se você optar pelo caminho da esquerda, você irá seguir descendo, sem grandes dificuldades, até a parte inferior da cascata. Sugiro primeiro visitar a gruta, apreciar a vista, depois retornar alguns metros até a encruzilhada e seguir para a parte inferior da cascata e desfrutar de um ótimo banho de rio. 

A cascata tem cerca de 60 metros de altura e, na base, há um poço para mergulho, mas é necessário saber nadar para acessar alguns pontos. Também é comum encontrar aventureiros fazendo rapel no local. 

O Cascata dos Molin não conta com nenhuma infraestrutura, leve tudo o que você for precisar, inclusive um saco para recolher seu lixo, uma vez que não há lixeiras próximas.

Sobre a Trilha:

Dificuldade: fácil

Tempo: 5 a 10 minutos

base da Cascata dos Molin em caxias do Sul

Como chegar: Para chegar na Cascata dos Molin, basta procurar no google Maps pelo nome, o GPS irá te levar até o início da trilha. Ao chegar no ponto indicado, você irá deixar o carro na beira da estrada de terra e logo verá uma trilha indicando a descida. Não há placas indicando o lugar, mas da rua é possível escutar o som da queda da água. Além disso, a trilha é larga e bem demarcada. Quando eu fui, vi que alguns motoqueiros deixavam a moto no meio da trilha pois era possível chegar sem grandes dificuldades. 

Comentário: ótima para iniciantes, para dar aquele mergulho no final de semana. Também é tranquila para fazer um passeio em família, apenas lembre que não há nenhuma infraestrutura no local.

Para conhecer outras cachoeiras de Caxias do Sul, acesse aqui!

Um comentário em “Cascata dos Molin, um banho de rio em Caxias do Sul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *