Cascata do Rio São Marcos e suas belas 5 quedas

Há quem passe pela ponte que liga Caxias do Sul a São Marcos, pelo distrito de Vila Seca, e não imagina que ali do ladinho tem uma cascata de encher os olhos. Estamos falando da Cascata do Rio São Marcos, são cinco quedas que caem simultaneamente, formando uma bela e larga cascata. Dependendo do volume de água as quedas podem se unir formando uma verdadeira cortina.

A Cascata do Rio São Marcos possui cerca de 15 metros de altura e, em sua base, há um ótimo poço para banho. Mas, vá com calma pois não é possível localizar o fundo do rio, a maior parte não dá pé. Já a parte de cima da cascata oferece banhos mais tranquilos, alguns pontos são lageados. 

Trilha da Cascata do Rio São Marcos

A trilha inicia na ponte, onde já é possível escutar o barulho da queda. O acesso até a base fica no lado direito do leito do rio, ao lado de uma cerca. A trilha é curta, cerca de 200 metros, entretanto é um pouco íngreme na parte final.

Para acessar a parte superior da cascata, a trilha é mesma, mas você terá que pegar a esquerda antes de iniciar a descida. Atenção com as pedras escorregadias. Se desejar, você pode descer mais um pouco o rio até encontrar um ponto de banho seguro. 

O local tem acesso livre, mas não conta com nenhuma infraestrutura. Não há churrasqueiras, banheiros e lixeiras. Leve tudo o que precisar e, na volta, recolha seu lixo.

Sobre a Trilha:

Dificuldade: fácil

Tempo:  5 a 10  minutos

Como chegar: Para chegar até a ponte que marca o início da trilha, basta procurar no GPS como “Cascata do Rio São Marcos”, ele marca a localização exata do local. São 32 km desde o centro de Caxias, parte da estrada é de terra e, se partir de Caxias, terá que descer alguns morros até a ponte.

Comentário: Considero uma das cascatas mais lindas da região, além disso, por ser de fácil acesso, também pode ser considerado um passeio. Ela fica próxima à Cascata dos Molin, podendo combinar a visita nas duas durante o mesmo dia. Aproveite! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *