Cachoeira da Mulada, a beleza de Criúva

Para aqueles dias que você está com tempo ou buscando um passeio mais longo, a sugestão é Cachoeira da Mulada. Ela fica no distrito mais distante do centro de Caxias do Sul: Criúva. O local é um dos lugares com mais opções de ecoturismo na cidade. Além da Cachoeira da Mulada, que falaremos a seguir, a região também abriga o Cânion Palanquinhos e a Ponte dos Korff.

A cachoeira fica próxima da vila de São Jorge da Mulada, nas terras onde nasceram e se criaram os famosos músicos tradicionalistas Honeyde e Adelar Bertussi. O local é uma propriedade privada e o acesso é permitido mediante o pagamento de R$ 20 (2021). Após chegar no estacionamento da fazenda, você fará uma pequena trilha que te levará até o rio, na parte superior da cascata. O rio é largo, com vários pontos para banho e com pequenas cascatinhas. O lugar não conta com nenhuma infraestrutura, mas há pequenos espaços para piquenique.

Cachoeira da Mulada

A cachoeira tem cerca de 70 metros de altura e vai caindo aos poucos até atingir o profundo poço da sua base. Antes da queda maior, há pequnas quedas na lateral direita da cachoeira, onde é possível se refrescar em segurança. Assim como na parte superior do rio, apenas tome cuidado para não ir próximo a borda da cachoeira, há diversas pedras escorregadias.

Vista superior da da cascata da mulada, em Caxias do sul

A cachoeira pode ser admirada de vários ângulos, tanto da parte superior, mais distante ou ainda, por sua base. 

Trilha para a base da Cachoeira

Há um trilha curta e íngreme que leva até a base da cachoeira. É necessário um pouco de habilidade, pois além da descida, será necessário cruzar o rio entre as pedras. O início dela fica no lado direito do rio. No final da trilha inicial, entre o estacionamento e a parte superior do rio, você verá uma entrada à direita, basta seguir essa trilha que logo irá iniciar a descida.

Não há placas indicando e nem cordas de apoio, vá com atenção, se apoiando nas árvores. Mas, tenha cuidado onde coloca a mão para evitar se machucar com algum espinho ou inseto.

Ao atingir o rio, você deverá subir pelo leito até a base da cachoeira. Se desejar banhar-se na queda, fique pelo lado esquerdo do leito, caso queira ter uma vista completa da queda, opte pelo lado direito do rio. Faça essas travessias um pouco antes de atingir a cachoeira, pois em sua base há um poço profundo, sendo necessário saber nadar para cruzar entre os lados. 

base da cascata da mulada

Sobre a Trilha:

Dificuldade: fácil

Tempo:  15 a 20  minutos

Valor:  R$ 20,00 (2021)

Horário de visitação: sábados e domingos, das 9h às 17h (entrada até as 16h). A visitação pode ser agendada pelo telefone (054) 98118-3998.

Como chegar: Partindo de Caxias do Sul, são cerca de 60 km, boa parte é por asfalto. Primeiro você irá pegar a Rota do Sol e depois seguir em direção a Criúva. Você também pode optar pela estrada que passa por São Marcos e te leva até o centro do distrito. Ao chegar em Criúva, são mais 7 km de estrada de terra até São Jorge da Mulada. Você irá cruzar o rio na altura do Balneário Mulada e, por fim, seguir para a esquerda, até a Reserva Bertussi, onde está localizada a cachoeira. No GPS pode buscar por Cachoeira da Mulada. 

Comentário: O local não conta com nenhuma infraestrutura ou segurança. Como qualquer rio e cachoeira, é necessário muito cuidado com pedras escorregadias e pontos de mergulho. Tendo em vista a distância até a cachoeira, a sugestão é combinar o passeio com outros pontos turísticos da região.

Outras cascatas recomendadas para banho em Caxias do Sul, a Cascata dos Molin e a Cascata do Rio São Marcos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *