Salto São Nicolau, uma enorme queda em Caxias do Sul

Entre as descobertas recentes dos trilheiros de Caxias do Sul está o Salto São Nicolau, localizado no distrito de Santa Lúcia do Piaí. Com mais de 30 metros, a água vai caindo junto ao paredão formando uma queda gigante. A vista fica ainda melhor ao contemplar toda a paisagem, isso porque a queda fica no centro de enormes paredes, que formam um semi-círculo, como se fosse o ponto final de um cânion. 

Junto a queda, há uma densa vegetação, dando alguns toques verdes ao paredão que mescla tons alaranjados e escuros. As surpresas não param por aí, a base do Salto São Nicolau conta com uma enorme pedra, mas também há uma escada para auxiliar a subida e, por isso, é possível acessar o topo da pedra sem grandes dificuldades. Recomendo subir e apreciar a vista 360º. 

Cascata Salto São Nicolau

Trilha Cascata Salto São Nicolau

salto são nicolau

Para chegar nessa paisagem deslumbrante é simples, mas é necessário atenção pois há diversas bifurcações. O GPS te leva no início da trilha, onde há alguns degraus de pedra e, poucos metros à frente, uma placa dando boas-vindas. Você vai passar essa discreta placa fixada na árvore e seguir a trilha demarcada descendo por cerca de 200 metros, até a primeira bifurcação. 

Neste ponto você seguirá para a direita, descerá um pouco e logo terá um paredão na sua direita. Você deverá seguir ao lado dele por cerca de 300 metros, até encontrar um arame. Neste momento, seguirá para a esquerda, descendo até o final do arame. Em seguida, a trilha irá continuar para a direita. Então, logo depois você já irá visualizar a enorme queda do Salto São Nicolau.

Sobre a Trilha:

Dificuldade: fácil
Tempo:  20  minutos
Como chegar: São cerca de 20 km do centro de Caxias do Sul até o início da trilha, ela fica próxima do Grutão dos Índios. A trilha completa (ida e volta) tem cerca de 1,5 quilômetros. Você pode acessar ela no wikiloc clicando aqui.
Comentário: Mesmo sendo curta e de nível fácil, é necessário muita atenção para não se perder. Há algumas vacas no local, o que faz com que se tenha diversas trilhas e podem confundir em algum momento. Não há espaço para acampar e nenhuma infraestrutura, mas recomendo o passeio.

2 comentários em “Salto São Nicolau, uma enorme queda em Caxias do Sul

  • 29/07/2021 em 18:25
    Permalink

    Essa é a cascata da chácara do teu tio?

    Resposta
    • 29/07/2021 em 22:22
      Permalink

      Olá Anderson, não, essa é mais perto do Grutão dos Índios. 🙂

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *