Salto São Nicolau, uma enorme queda em Caxias do Sul
Entre as descobertas recentes dos trilheiros de Caxias do Sul está o Salto São Nicolau, localizado no distrito de Santa Lúcia do Piaí. Com mais de 30 metros, a água vai caindo junto ao paredão formando uma queda gigante. A vista fica ainda melhor ao contemplar toda a paisagem, isso porque a queda fica no centro de enormes paredes, que formam um semi-círculo, como se fosse o ponto final de um cânion.
Junto a queda, há uma densa vegetação, dando alguns toques verdes ao paredão que mescla tons alaranjados e escuros. As surpresas não param por aí, a base do Salto São Nicolau conta com uma enorme pedra, mas também há uma escada para auxiliar a subida e, por isso, é possível acessar o topo da pedra sem grandes dificuldades. Recomendo subir e apreciar a vista 360º.

Trilha Cascata Salto São Nicolau

Para chegar nessa paisagem deslumbrante é simples, mas é necessário atenção pois há diversas bifurcações. O GPS te leva no início da trilha, onde há alguns degraus de pedra e, poucos metros à frente, uma placa dando boas-vindas. Você vai passar essa discreta placa fixada na árvore e seguir a trilha demarcada descendo por cerca de 200 metros, até a primeira bifurcação.
Neste ponto você seguirá para a direita, descerá um pouco e logo terá um paredão na sua direita. Você deverá seguir ao lado dele por cerca de 300 metros, até encontrar um arame. Neste momento, seguirá para a esquerda, descendo até o final do arame. Em seguida, a trilha irá continuar para a direita. Então, logo depois você já irá visualizar a enorme queda do Salto São Nicolau.
Sobre a Trilha:
Dificuldade: fácil
Tempo: 20 minutos
Como chegar: São cerca de 20 km do centro de Caxias do Sul até o início da trilha, ela fica próxima do Grutão dos Índios. A trilha completa (ida e volta) tem cerca de 1,5 quilômetros. Você pode acessar ela no wikiloc clicando aqui.
Comentário: Mesmo sendo curta e de nível fácil, é necessário muita atenção para não se perder. Há algumas vacas no local, o que faz com que se tenha diversas trilhas e podem confundir em algum momento. Não há espaço para acampar e nenhuma infraestrutura, mas recomendo o passeio.
Essa é a cascata da chácara do teu tio?
Olá Anderson, não, essa é mais perto do Grutão dos Índios. 🙂
Parabéns pelo site!
ótimo conteúdo.
Desejo-lhes sucesso.
Sou a Solange De Oliveira, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.
Dá para tomar banho no rio?
Olá Mariane, tudo bem?
Não identifiquei espaços para banho próximo a cascata.
Abraços