Trilha da Lagoinha do Leste: saiba tudo sobre a praia mais preservada de Florianópolis

E trilha da Lagoinha do Leste? Você já fez? Não adianta, qualquer conversa sobre trilhas em Florianópolis terá essa pergunta. E de fato, a trilha da Lagoinha do Leste é a mais famosa da cidade e com certeza uma das mais bonitas. Qualquer um dos caminhos irá garantir belas fotos, costões, mata, natureza e claro, uma linda praia ao final.

O primeiro motivo para isso é que a praia da Lagoinha do Leste é uma das mais preservadas da Ilha de Santa Catarina. O lugar só é acessível por trilha ou barco e fica na região Sul de Florianópolis. Longe do agito das praias mais movimentadas como Jurerê, Ingleses e Canasvieiras, ao Norte. Tudo isso ajuda a manter a área preservada.

Outro ponto importante é que se trata de uma praia virada para o Leste, de frente para o Oceano. Isso garante um fluxo maior das águas do mar, o que torna a água mais limpa e gostosa. E é sempre muito lindo observar a imensidão do marzão à beira da praia ou nos mirantes.

Por fim, a Lagoinha do Leste ainda é cercada por morros altos, todos cobertos de mata atlântica verde e frondosa. Mas é no costão Sul que o Morro da Coroa privilegia os trilheiros com uma vista incrível de toda a praia. O lugar é ponto obrigatório para qualquer um que vá até a praia.

Há pelo menos três diferentes trilhas para a Lagoinha do Leste, mas independente de qual seja a escolhida, reserve o dia para curtir com tranquilidade o passeio.

Trilha da Lagoinha do Leste

A Lagoinha do Leste fica entre a Praia do Matadeiro e Pântano do Sul, no Sul da Ilha de Santa Catarina. Logo, os dois principais acessos começam a partir dessas praias vizinhas e proporcionam experiências diferentes para quem quer chegar até a praia.

Trilha via Praia do Matadeiro
Distância: 4km até a praia

O caminho começa na Praia da Armação e em seguida pela Praia do Matadeiro, logo depois de cruzar o córrego. A trilha começa no final da praia e a partir desse ponto, até a Praia da Lagoinha do Leste, geralmente demora cerca de 1h30min a 2 horas de caminhada.

Essa trilha é a opção mais longa entre os caminhos que levam à Lagoinha do Leste, mas a paisagem no trecho final compensa. A metade inicial se percorre sob as árvores e a parte final sobre o costões, com vegetação mais baixa. Caminhar sobre os costões é certeza de belas paisagens até a praia, que se encontra após contornar um dos morros.

Ao todo o caminho da Praia do Matadeiro até a Lagoinha do Leste tem 4 quilômetros. E você chega pelo costão Norte.

Trilha via Pântano do Sul
Distância: 2.3km até a praia

Esse é o caminho mais usado e também o mais rápido até a praia da Lagoinha do Leste. A trilha começa no Pântano do Sul, precisamente na Servidão Manoel Pedro Oliveira. A partir desse ponto, será aproximadamente 1 hora de caminhada até a praia em ritmo tranquilo.

A grande diferença dessa trilha começa pela distância percorrida, apenas 2,3 quilômetros. Porém, o desnível é grande pois a trilha cruza o morro que separa a Lagoinha do Leste do Pântano do Sul. Apesar de ser mais íngreme, há diversas troncos na trilha que foram colocados em formato de escada e que tornam a caminhada mais fácil.

Por essa trilha você chegará na Lagoinha do Leste na parte Sul da Praia, já próximo ao Morro da Coroa. Eu particularmente prefiro esse caminho. É muito mais rápido e sobra mais tempo para aproveitar a praia e a grande atração que é o Morro da Coroa.

Trilha via Pântano do Sul e Morro da Coroa
Distância: 3km até a praia

Esse caminho é pouco conhecido e ainda tem trechos de mata muito fechada. Não recomendamos para quem está indo pela primeira vez, ou tem pouca experiência em trilhas. A diferença é que ao invés de chegar na praia para então subir o Morro da Coroa, você primeiro chega no Morro da Coroa, para depois descer até a praia da Lagoinha do Leste.

Vindo pelo mesmo caminho da trilha via Pântano do Sul, após 1,5km de caminhada, você deve sair da trilha principal e pegar uma menor à direita. Esse caminho seguirá pelo alto do morro e logo entrará na mata fechada. Ao final você chega ao topo do Morro da Coroa pelo lado Sul.

Morro da Coroa: o lugar da famosa foto da Lagoinha do Leste

O Morro da Coroa com certeza é a principal atração da Lagoinha do Leste. É lá de cima, dos seus 210 metros de altura, que se tiram as fotos incríveis que você já viu da Lagoinha do Leste. A trilha até lá é bem íngreme, mas vale muito a pena o esforço.

A trilha do Morro da Coroa começa ao Sul da Praia da Lagoinha do Leste e é basicamente um caminho morro acima. Em diversas vezes você provavelmente usará as mãos para se apoiar, principalmente durante a descida. Mesmo quem tem mais experiência em trilhas deve estar atento durante o caminho, principalmente durante a descida.

O nome do morro se deve ao conjunto de pedras que estão no topo como os contornos de uma coroa. Em uma dessas pedras, completamente plana, você pode ir até a beira e tirar a mais tradicional foto da Lagoinha do Leste. Mas cuidado, a queda ali pode render alguns machucados sérios.

A partir da Praia da Lagoinha Leste, a trilha para o Morro da Coroa tem 600 metros de extensão e um desnível de 210 metros. São cerca de 30 a 45 minutos de caminhada para subir, depende muito do preparo físico.

A Praia da Lagoinha do Leste

A Lagoinha do Leste é uma das mais preservadas praias de Florianópolis e nome se refere é uma pequena lagoa entre o morro e as dunas. Quem quiser, pode ir até a lagoa cruzando o caminho através das dunas. Inclusive, muita gente costuma acampar nessa área, pois é protegida do vento que sopra do mar.

A praia da Lagoinha do Leste tem pouco mais de um quilômetro de extensão com ondas fortes e geralmente boas para a prática do surfe. Dificilmente haverá muito movimento na praia, mas em dias de verão será complicado tirar uma foto do topo do Morro da Coroa. Você terá que negociar um momento entre tantas pessoas lá em cima.

Vale lembrar que não há estrutura de bar, restaurante, banheiros na praia. Algumas vezes durante os dias mais movimentados de verão, algum vendedor ou pescador da região coloca bebidas à venda. Mas é raro.

Como chegar ou voltar de barco da praia

Nos dias mais movimentados alguns pescadores do Pântano do Sul estão na Lagoinha do Leste e oferecem serviço para voltar de barco. O valor varia muito conforme a temporada e movimento, mas geralmente é cerca de R$ 20,00 por pessoa.

Se a intenção é ir de barco, também é possível a partir do Pântano do Sul. Mas para isso é preciso consultar os pescadores e geralmente as saídas são programadas para as primeiras horas da manhã.

O que levar para a trilha

Tênis

Há quem faça a trilha de chinelo e pé descalço, mas claro que não é o recomendado. Um tênis de trilha irá garantir conforto e segurança. A trilha geralmente tem trechos mais úmidos ou até mesmo com barro e cruza por alguns pequeno córregos. Então sim, um tênis serve muito bem.

Água

Sempre. Água sempre é bom levar e recomendamos 1,5 litro por pessoa. Na Lagoinha do Leste, bem próximo ao fim da trilha para quem vem do Pântano do Sul, há uma bica d`água que você pode reabastecer.

Comida

Comidas leves como frutas e talvez alguns sanduíches são excelentes. E lembre-se, cascas de frutas ou pedaços das que você comeu não devem ser jogados pela trilha ou praia. Animais da região não estão acostumados e podem ingerir esse tipo de alimento. Lixo é lixo e deve ser levado de volta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *