Trilha da Praia do Saquinho é uma das mais fáceis e lindas de Florianópolis

A Praia do Saquinho, em Florianópolis, com certeza é um daqueles lugares que ao chegar te deixará com a sensação de “por que não vim aqui antes?”. Uma praia pequena, cercada de mata verde, no extremo Sul da Ilha de Santa Catarina e com uma trilha de acesso muito fácil. É simplesmente um refúgio para qualquer pessoa.

A maioria dos veranistas e trilheiros que vão ao Sul da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, estão a procura dos restaurantes do Pântano do Sul ou da famosa Praia da Lagoinha Leste. Mas seguindo em frente, mais ao Sul, estão a Praia dos Açores e da Solidão, muito mais calmas e residenciais. Até a Solidão ainda se chega de carro e há quiosques e estacionamento.

Mas é seguindo pela rua à pé, que o caminho se transforma em uma trilha concretada rumo a uma das praias mais bonitas de Florianópolis: a Praia do Saquinho. Areias brancas, sombras de árvores e muitas pedras à beira do mar constroem a paisagem desse esconderijo. Tudo isso em apenas 30 minutos de caminhada e alguns morros acima e abaixo.

Trilha da Praia do Saquinho em Floripa

A trilha da Praia do Saquinho talvez seja uma das mais fáceis de toda Florianópolis. O percurso todo é um trilho concretado, obra feita para ajudar os moradores do Saquinho com o transporte de mantimentos até suas casas. Sim, algumas poucas famílias vivem por lá.

A trilha começa logo após cruzar o riacho, ao final da Praia da Solidão e segue pelo costão. Conforme sobe o morro, o percurso se revela um constante mirante e não faltam ângulos para tirar uma foto linda das praias do Sul de Florianópolis. Após aproximadamente 15 minutos, chega-se ao topo do morro, de onde, olhando para Sul, é possível ver a Praia do Saquinho.

Essa é uma das paisagens que melhor define a essência da beleza do Sul da Ilha de Santa Catarina. Uma praia pequena, preservada e limpa. Ao redor dela, em meio à mata verde e frondosa, alguma poucas casinhas simples e ranchos de pescadores.

A partir desse mirante, a trilha para a Praia do Saquinho começa a descer por entre a mata mais fechada. O percurso fica bastante íngreme e faz algumas curvas em zigue-zague, mas sempre pavimentado. Nesse ponto é importante ter cuidado para não escorregar.

Após cruzar algumas casas de madeira e um grande bambuzal, uma plaquinha irá sinalizar o acesso à Praia do Saquinho à esquerda. Mais 20 metros e você chegou. Agora só procurar uma sombra e curtir a tranquilidade.

O percursos, desde a Praia da Solidão até a Praia do Saquinho, tem 1,7 quilômetros. O total do desnível é 90 metros máximo. Calcule cerca de 30 minutos, andando bem calmo.

Como é a Praia do Saquinho

Ao todo a praia tem pouco mais de 100 passos – é sim bem pequena. Há diversas pedras grande por toda a faixa de areia, pois ainda é uma praia muito jovem. Quando em maré alta, a praia fica ainda menor, mas de modo geral o mar não é forte e tem algumas poucas ondas. Mas ainda assim exige cuidados.

Dica especial

Entre as casas simples que ficam na Praia do Saquinho, uma é mais especial. Aproximadamente 300 metros após o acesso à praia está o Bar do Quirino. Ali você encontrará um peixe recém pescado, servido em postas, acompanhado de um arroz e batata frita. Tudo muito simples e saboroso, feito com aquele carinho de família: um pesca, outro trabalha na cozinha, outro atende no bar. Tudo em casa.

Importante. Leve dinheiro, nem sempre a conexão funciona bem para garantir o uso das máquinas de cartão. O bar não abre todos os dias – geralmente apenas aos fins de semana.

Cachoeira da Solidão

Essa é mais uma dica para quem vai até a região. Logo no início da trilha para a Praia do Saquinho, ainda na Praia da Solidão está o acesso à Cachoeira da Solidão. São cerca de 15 minutos de trilha fácil até uma pequena cachoeira de água muito gelada. Atenção que o poço, apesar de pequeno, é muito profundo.

A dica é para quem volta da Praia do Saquinho, já chegando à Solidão, dar uma passada na cachoeira e se refrescar. Placas indicam o caminho, depois é só seguir pela trilha.

Veja detalhes da trilha da Cachoeira do Solidão aqui.

O que levar para a Praia do Saquinho

A trilha para a Praia do Saquinho é realmente muito fácil e simples. Um tênis sempre será mais confortável, mas é tranquilamente possível fazer o percurso de chinelos.

Água sempre é importante carregar consigo. Como a trilha é curta e rápida, uma garrafa pequena irá dar conta. Mas lembre-se, se seu plano é ficar pela praia, leve uma garrafa maior.

Já a alimentação depende de qual será o plano. Um sanduíche, barras de cereal, frutas podem cair bem se a ideia é ficar pela praia. Mas a dica do Bar do Quirino é a melhor para uma refeição gostosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *