Trilha da Cachoeira da Solidão: um dos segredos de Floripa

A Cachoeira da Solidão em Florianópolis atrai muitos trilheiros e veranistas por estar muito próxima da praia e ter um pequeno poço, mas grande o suficiente para nadar. O lugar fica escondido em meio à mata-atlântica e o acesso ocorre por uma trilha leve e fácil. A recompensa é uma pequena piscina natural de água gelada e cristalina para refrescar o calor do verão.

A trilha da Cachoeira da Solidão tem apenas 400 metros de extensão e aproximadamente 80 metros de desnível. É muito fácil e tranquila. O caminho começa na própria Praia da Solidão e logo após a ponte basta seguir à direita entre as casas.

A partir desse ponto, a trilha se torna um caminho entre as árvores e segue morro acima. Nada muito inclinado. Em aproximadamente 15 minutos de caminhada é possível chegar à Cachoeira da Solidão.

A Cachoeira da Solidão

A cachoeira é bem pequena, por isso não crie grandes expectativas quanto ao tamanho da queda d’água – cerca de três metros de altura. Já o poço, entretanto, tem profundidade desconhecida – ou seja, é muito profundo. A água, não precisa nem falar, gelada e limpa.

Apesar de pequeno, o poço cristalino permite algumas braçadas para quem gosta de nadar. É possível atravessá-lo e subir com cuidado em algumas pedras até ficar com os ombros sob a queda d’água. Outra atração do lugar, para quem tem mais coragem, é saltar das pedras à direita da cachoeira. Mas nem é preciso falar o quanto deve-se ter cuidado para evitar acidentes.

O melhor horário para chegar à Cachoeira da Solidão é pela manhã. Após às 11h é certeza que mais pessoas estarão no local, e como o espaço não é grande, você não terá muita privacidade. Nesses horários e ao longo da tarde, durante o verão, você provavelmente terá que pedir licença para entrar e sair da água. Ou até mesmo nadar. Melhor é ir cedo.

Como chegar à Praia da Solidão

Até a Praia da Solidão pode-se chegar de carro. É uma praia bastante calma e geralmente só tem movimento intenso nos finais de semana, durante o verão. A Solidão fica no extremo Sul da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, após o Pântano do Sul e a Praia dos Açores. Quem for até lá, a nossa dica é conhecer também a Praia do Saquinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *