Morro do Lampião: 20 minutos para a melhor vista do Campeche, em Florianópolis

O Morro do Lampião em Florianópolis é um trilha leve e gostosa para se fazer em família. Excelente passeio para quem é iniciante nas aventuras de trilheiros, o caminho é fácil, aberto e pode ser feita entre 20 e 30 minutos de subida. No topo, a paisagem é uma das mais belas do Sul da Ilha de Santa Catarina, da Praia do Campeche.

O visual é praticamente um 360º, desde a ponta Sul da Lagoa da Conceição, Praia da Joaquina, Campeche, Morro das Pedras, pontinha da Praia do Pântano do Sul, Lagao do Peri, aeroporto, e Baía Sul da Ilha de Santa Catarina. Ao longe, é possível ver o Morro do Cambirela e Pico do Tabuleiro. Essa paisagem só possível do topo de um pedra, também conhecida como Pedra do Urubu.

morro-do-lampiao-panoramica

A Trilha do Morro do Lampião em Florianópolis

A trilha começa na Rua Pau de Canela, no Bairro do Campeche, em frente a entrada da rua Ângelo Pecini. Segue-se por uma estrada de areia alguns metros e logo vira à direita, sob dois grande bambuzais. A partir desse ponto será subida até o topo. A trilha do Morro do Lampião é curta, 1.3km com desnível de 177 metros. O topo do morro está a 217 metros de altitude.

Não tem erro durante o percurso. A trilha é aberta, larga o bastante para se passar de carro, e não tem bifurcações até o topo – onde encontra-se um torre de telefonia. Nesse ponto a trilha segue por uma mata fechada, com diversas pequenas trilhas dentro. O caminho mais certeiro é pegar a segunda trilha à esquerda e ir direto para a paisagem leste. Logo de cara uma vista linda oceano e da Ilha do Campeche já irão arrancar um sorriso do rosto.

A Pedra do Urubu é logo ao lado. A subida da pedra exige um pouco mais de esforço por ser inclinada, mas nada muito complicado. O visual, com certeza, vale a pena. O Morro do Lampião tem uma das paisagens mais lindas de Florianópolis.

Voltando para a mata fechada, se seguir a trilha sentido Sul, em um leve declive, chega-se a outro mirante com uma bela vista do bairro do Campeche e do Aeroporto Hercílio Luz. Nada que se compare com paisagem do topo do Morro do Lampião.

A história do Morro do Lampião

O nome Morro do Lampião tem origem na década de 1920 e está associado a uma das histórias mais fascinantes de Florianópolis. No início do Século XX, a região do Campeche era um dos pontos de pouso da Compagnie Génerale Aéropostale – serviço de correio postal francês – em que o piloto e escritor francês Antoine de Saint-Exupéry (autor de O Pequeno Príncipe) trabalhou. O local era um posto de descanso e abastecimento da rota que ligava a França a Buenos Aires, na Argentina, e Santiago, no Chile.

Como o Morro do Lampião era um ponto alto, próximo a mar e ao lado da pista de pouso, era colocado em seu topo um lampião para sinalizar ao pilotos durante à noite que haviam chegado à Ilha de Santa Catarina. Então, por isso o nome dessa trilha.

Detalhes da trilha

Dificuldade: fácil

Tempo: 20 a 30 minutos de subida
Comentário: trilha gostosa com excelente visual. Ideal para se fazer em família e levar pequenos aventureiros.

Equipamento: vestir um tênis confortável sempre ajuda; levar água (principalmente no verão)

Wickiloc view:

morro-do-lampiao-wickiloc
Imagem do perfil Erich Casagrande no Wikiloc.

Mais fotos do Morro do Lampião – Campeche

morro do lampiao sul
Vista para a Praia do Campeche Sul
morro do lampiao norte
Praia da Joaquina
morro do lampiao leste
Morro do Cambirela e Pico do Tabuleiro a partir do Morro do Lampião

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *