Top TrilhasTrilhas em Florianópolis

Morro do Lampião: 20 minutos para a melhor vista do Campeche, em Florianópolis

O Morro do Lampião em Florianópolis é uma trilha leve e gostosa para se fazer em família. Excelente passeio para quem é iniciante nas aventuras de trilheiros, o caminho é fácil, aberto e pode ser feita entre 20 e 30 minutos de subida. No topo, a paisagem é uma das mais belas do Sul da Ilha de Santa Catarina.

O visual é praticamente um 360º, desde a ponta Sul da Lagoa da Conceição, Praia da Joaquina, Campeche, Morro das Pedras, pontinha da Praia do Pântano do Sul, Lagoa do Peri, aeroporto e Baía Sul da Ilha de Santa Catarina. Ao longe, é possível ver o Morro do Cambirela e o Pico do Tabuleiro. Essa paisagem só possível do topo de uma pedra, também conhecida como Pedra do Urubu.

trilha morro do lampiao
Vista panorâmica do Morro Lampião sentido Leste e Sul

A Trilha do Morro do Lampião em Florianópolis

A trilha começa na Rua Pau de Canela, no Bairro do Campeche, em frente a entrada da rua Ângelo Pecini. Segue-se por uma estrada de areia alguns metros e logo vira à direita, sob dois grande bambuzais. A partir desse ponto será subida até o topo. A trilha do Morro do Lampião é curta, 1.3km com desnível de 177 metros. O topo do morro está a 217 metros de altitude.

Não tem erro durante o percurso. A trilha é aberta, larga o bastante para se passar de carro e não tem bifurcações até o topo – onde encontra-se um torre de telefonia. Nesse ponto a trilha segue por uma mata fechada, com diversas pequenas trilhas dentro. O caminho mais certeiro é pegar a segunda trilha à esquerda e ir direto para a paisagem Leste. Logo de cara uma vista linda do oceano e da Ilha do Campeche já irão arrancar um sorriso do rosto.

A Pedra do Urubu é logo ao lado. A subida da pedra exige um pouco mais de esforço por ser inclinada, mas nada muito complicado. O visual, com certeza, vale a pena. O Morro do Lampião tem uma das paisagens mais lindas de Florianópolis.

Voltando para a mata fechada, se seguir a trilha sentido Sul, em um leve declive, chega-se a outro mirante com uma bela vista do bairro do Campeche e do Aeroporto Hercílio Luz. Nada que se compare com paisagem do topo do Morro do Lampião, na Pedra do Urubu.

A história do Morro do Lampião

O nome Morro do Lampião tem origem na década de 1920 e está associado a uma das histórias mais fascinantes de Florianópolis. No início do Século XX, a região do Campeche era um dos pontos de pouso da Compagnie Génerale Aéropostale – serviço de correio postal francês – em que o piloto e escritor francês Antoine de Saint-Exupéry (autor de O Pequeno Príncipe) trabalhou. O local era um posto de descanso e abastecimento da rota que ligava a França a Buenos Aires, na Argentina, e Santiago, no Chile.

Como o Morro do Lampião é um ponto alto, próximo a mar e ficava ao lado da pista de pouso, era colocado em seu topo um lampião para sinalizar aos pilotos, durante à noite, que haviam chegado à Ilha de Santa Catarina. Então, por isso o nome dessa trilha.

O que levar para a trilha

Dificuldade: fácil

Tempo: 20 a 30 minutos de subida
Comentário: trilha gostosa com excelente visual. Ideal para se fazer em família e levar pequenos aventureiros.

Equipamento: vestir um tênis confortável sempre ajuda; levar água (principalmente no verão)

Wickiloc view: Está trilha também está no Wikiloc e você pode seguir o tracking dela por lá. Só clicar aqui.

Mais fotos do Morro do Lampião – Campeche

trilha para o morro do lampiao
Vista para a Praia do Campeche do Morro do Lampião
morro-do-lampiao
Morro do Lampião – Vista para Campeche e Joaquina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *