Cascata da Pedra Branca: uma gigante do Litoral Gaúcho

Cento e vinte metros de altura! E de brinde, uma piscina com borda infinita. Essa é a Cascata da Pedra Branca, vem conhecer essa gigante do Litoral Norte do RS. 

A Cascata da Pedra Branca fica na cidade de Três Forquilhas, e para chegar até a queda d’água, são quase 15 quilômetros de estrada de chão. O acesso é pela Rota do Sol (RS 486), saindo da rodovia ao lado do posto de gasolina. Logo em seguida cruza-se uma pequena ponte e segue pela direita.

O Google Maps sinaliza o local exato e há diversas placas pelo caminho indicando o melhor trajeto. A cascata encontra-se exatamente no final da estrada, porém os últimos quilômetros são ruins, cheios de pedras e buracos. Mas, é possível chegar de carro até a cascata, principalmente se for um carro alto ou 4×4.

A estrada é linda! Você percorre ao lado do rio e em meio aos morros da serra. Junto à Cascata da Pedra Branca não tem infraestrutura, não há banheiros e nem churrasqueiras, mas é possível tomar banho de rio e fazer piquenique nos gramados ao redor.

Topo da Cascata Pedra Branca

O mais incrível da cascata é a vista no topo. Mas, para chegar lá é preciso encarar uma subida. Segundo o wikiloc, a trilha tem 1 quilômetro e 200 metros de altimetria. A entrada fica no lado esquerdo estrada sentido Rota do Sol – Cascata, cerca de 600 metros antes do final da estrada. Há outra trilha perto, mas é utilizada pela empresa de energia elétrica, e ambas não têm sinalização. 

Por isso, para encontrar o começo da trilha, recomendo ir até a cascata e retornar até a primeira entrada de trilha à direita da estrada (lembre-se que neste momento você está no sentido cascata- Rota do Sol).  

Início da trilha para o topo da Cascata, a única indicação é um pequeno riacho ao lado da entrada da trilha.

A mata é fechada e sem sinalização, por isso não recomendo fazer sozinho. Se for, dê preferência para o uso de um aplicativo de tracklog. Durante a trilha, você vai subir mais do que a altura da cascata e depois descer um pouco até o rio, onde é possível tomar banho.

Pontos para banho na parte superior da cascata, longe da borda.

Não aconselho a ir na borda da cachoeira, pois há diversas pedras escorregadias. Caso deseja ir na parte superior, sugiro que faça isso acompanhado de um guia que conheça o local. 

Prepare as pernas, você vai cansar, mas vale muito, a vista é linda!

Vista do topo da Cascata da Pedra Branca.
Ao fazer trilhas, lembre-se:
  • Avise sempre um conhecido onde estará e o horário que pretende retornar;
  • Não arrisque a vida;
  • Não deixe seu lixo na natureza, traga para descartar no local correto; 
  • Deixe o local melhor do que o encontrou.

6 comentários em “Cascata da Pedra Branca: uma gigante do Litoral Gaúcho

  • 01/02/2021 em 17:11
    Permalink

    Olá. Pretendo ir até o topo da cascata agora em final de fevereiro pois vamos passar próximos a essa região. Não teria contato de algum guia que seja da localidade mesmo pois vamos eu e meu namorado e somos do norte do RS e não conhecemos nada nessa região ai. Obrigada.

    Resposta
    • 01/02/2021 em 22:34
      Permalink

      Olá Thais, vocês vão adorar a região, ela é incrível. Acompanho o trabalho @flaviolippert do @descubratresforquilhas pelas redes sociais, não tive a oportunidade de ser guiada por ele ainda, mas acredito que ele possa te auxiliar. Essas são as contas de instagram dele e você pode contatar ele por essas redes. Espero ter ajudado e boas trilhas! Resposta

    • 18/02/2021 em 09:54
      Permalink

      Bom dia Thais Fagundes, temos sim em Três Forquilhas o Condutor Flavio Lipert @descubratresforquilhas – (51) 998722837. Espero ter ajudado.

      Resposta
  • 13/02/2021 em 14:15
    Permalink

    Boa Tarde. Procura a empresa Di Tur
    Aos cuidados do guia Maurício Barth. Conhece muito e sabe tudo sobre a região.

    Resposta
  • 11/05/2021 em 14:40
    Permalink

    A Cascata da Pedra Branca é um excelente atrativo turístico do Rio Grande do Sul. É de fácil acesso, isto é, pode ir de carro de passeio até próximo da queda, mas o ideal é o pessoal caminhar mesmo pelas estradas rurais que levam até a queda. Passa-se por paisagens lindíssimas, pois é como você estiver entrando dentro do Vale da Pedra Branca.

    Ao longo do percurso, se passa por diversas propriedades rurais, uma até com porquinhos bem próximo a estrada, coisa mais linda.
    O percurso é de 4,6km , aproximadamente, por esta estrada, se o bom de ir caminhando é que vai acompanhando o mesmo rio que é o da cascata, com um barulho de esvaziar a mente.

    Recomendo muito a galera visitar a pé!

    Resposta
    • 11/05/2021 em 21:21
      Permalink

      Isso aí! Ótima dica, o caminho até a cascata é lindo e vale muito ser realizado a pé! Obrigada pela visita! 😉

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *