Os 5 pontos mais altos de Santa Catarina

O ponto culminante de Santa Catarina é o Morro da Boa Vista com 1823,59 metros de altitude, localizado na cidade de Bom Retiro. Logo em seguida está o famoso Morro da Igreja com 1822m, em Urubici, e o Morro da Bela Vista do Guizoni com 1804m, também em Bom Retiro. O Morro Preto e o Morro do Convento dos Padres completam a lista dos pontos mais altos de Santa Catarina.

Há diversos conteúdos que indicam diferentes medidas e ordens para os 5 pontos culminantes de Santa Catarina. Até mesmo o IBGE – que fez últimos registros em meados da década de 1950, não tem os dados mais atualizados. Mas com o avanço das tecnologias de medição e das pesquisas, as dúvidas começam a se resolver. Foi o que um trabalho do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), do Curso de Agrimensura, esclareceu sobre o ponto mais alto de Santa Catarina e determinou a altitude do Morro da Boa vista: 1823,59 metros.

A pesquisa também checou a altitude do Morro da Bella Vista do Guizoni (Morro do Chapéu) e, dessa forma, pode-se precisar os três pontos culminantes do estado. O trabalho, supervisionado pelo Professor Angelo Fraga e publicado em 2012, ainda relaciona o quarto e quinto lugares de maior altitude de SC.

Pontos mais altos de Santa Catarina

1º – Morro da Boa Vista: 1823,59m

2º – Morro da Igreja: 1822m

3º – Morro Bela Vista do Guizoni (Morro do Chapéu): 1804,19m

4º – Morro Preto: 1799m

5º – Morro Convento dos Padres: 1790m

Essa lista de pontos culminantes do Estado de Santa Catarina foi divulgada no artigo publicado em 2012 pelo IFSC. Mais abaixo você pode conferir os detalhes de cada um dos morros e sua localização.

— As altitudes do Morro da Boa Vista e Morro da Bela Vista do Guizoni foram medidas com altíssima precisão em um trabalho de campo de realizado em 2011 e 2012. Dessa forma, conseguimos atualizar as altitudes indicadas pelo IBGE — explica Fraga.

Sobre a Morro Preto, Fraga também explica que esse ponto já foi descrito em outros estudos. E conforme análises de cartas topográficas, é possível indicar a altitude do local.

— Com a inclusão do Morro Preto, que não está identificado nas cartas do IBGE, há uma mudança na lista dos 5 pontos culminantes do estado. Com base em cartas topográficas e pelos levantamentos feitos a altitude indicada é de 1799m — acrescenta o professor do IFSC.

Confusões e diferenças de altitudes

As diferenças apontadas em outras medições de altitude e homologadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são devidas ao natural avanço e melhora dos métodos de medição – agora muito mais precisos. Os dados anteriores datavam de uma pesquisa de campo realizada em 1947 e cartografada em 1975. Agora, em 2012, o trabalho do IFSC pode atualizar a altitude do Morro da Boa Vista e Morro da Bela Vista do Guizoni.

Ainda há uma discussão sobre um erro de nomenclatura na leitura dos dados em 1975 por parte do IBGE. O Morro da Bela Vista do Guizoni, é conhecido também na região como Morro do Chapéu. Enquanto para os moradores mais antigos o Morro da Boa Vista, sempre foi o Morro da Bela Vista do Guizoni. A confusão teria ocorrido pela semelhança de altitudes, já que os dois pontos são muito próximos. Cerca de 3 quilômetros um do outro.

— O Morro da Boa Vista, na verdade, originalmente é o Morro da Bela Vista do Guizoni. Enquanto o que hoje é chamado Morro da Bela Vista do Guizoni, é conhecido como Morro do Chapéu. Quem é nativo da região sabe desse equívoco em relação aos nomes originais — conta Dario Lins, guia na região pelo Eco Trilha Serra Catarinense.

Contudo, após a cartografia de 1975, os nomes oficiais são Morro da Boa Vista, como ponto mais alto de Santa Catarina, e Morro da Bela Vista do Guizoni, terceiro ponto mais elevado do estado. Apenas as altitudes foram revistas no estudo mais recente do IFSC.

1 – Morro da Boa Vista – O ponto mais alto de Santa Catarina – 1823,59m

O Morro da Boa Vista está localizado na divisa entre os município de Bom Retiro e Urubici, no alto do Campo dos Padres. A região é uma das mais frias de Santa Catarina e tem esse nome pois antigamente era caminho dos padres jesuítas e de tropeiros. O Morro da Boa Vista tem 1823,59 metros de altitude.

Para quem deseja se aventurar e acampar no ponto mais alto de Santa Catarina, há diversas trilhas até lá. A melhor época do ano é o Inverno, devido ao tempo seco, mas é também a época mais fria. Então, prepare-se para levar bastante equipamento e roupas para o frio.

2 – Morro da Igreja  – 1822m

O Morro da Igreja é um dos pontos turísticos mais conhecidos do estado de Santa Catarina. Com 1822 metros de altitude, o local hospeda uma base militar da Força Aérea Brasileira (FAB). Assim, o Morro da Igreja é o ponto habitado mais alto da Região Sul do Brasil. É possível chegar até o cume de carro a partir da cidade de Urubici. Mas lembre-se, para acessar a área é preciso autorização do ICMBIO, retirada no Centro da cidade de Urubici. Há um cota máxima de visitantes por dia.

O Morro da Igreja marca a divisa tripla com as cidades de Orleans, Bom Jardim da Serra e Urubici. O lugar também é muito visitado no inverno catarinense por apaixonados e caçadores de neve. Por ter fácil acesso e ser muito frio, é um dos lugares mais fáceis de observar o fenômeno no estado.

3 – Morro da Bela Vista do Guizoni – 1804,19m

O Morro da Bela Vista do Guizoni tem o formato pontiagudo e lembra um chapéu. Esse é terceiro entre os pontos mais altos de Santa Catarina. As trilhas até seu cume são basicamente os mesmos caminhos que percorrem a região do Morro da Boa Vista.

Morro-da-Bela-Vista-do-Guizoni-Santa-Catarina

4 – Morro Preto – 1799m

Esse com certeza é a grande novidade em relação as diversas listas dos pontos mais de Santa Catarina. O Morro Preto até e então foi ignorado dos relatos do IBGE. Com bases nas descrições e medições via satélite, o Morro Preto está localizado a 2,9 quilômetros do Morro da Igreja e tem 1799 metros de altitude.

5 – Morro Convento dos Padres – Retiro dos Padres – 1790m

O Morro Convento do Padres também fica próximo do Morro da Boa Vista, na região do Campo dos Padres. O lugar é um grande planalto e tem altitude de 1790 metros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *