CachoeiraDestaque da semanaTrilhas no RS

Cascata do Borella e seus encantos naturais

Ela não é muito explorada pelos moradores da Serra Gaúcha, talvez porque muitos nem ouviram falar, mas ela guarda algumas peculiaridades que a fazem ser diferente das outras cascatas da região. Estamos falando da Cascata do Borella, em Nova Pádua-RS. Vem conhecer e se encantar também. 

A Cascata do Borella tem cerca de 65 metros de altura e fica em um cenário de beleza natural extrema e quase intocável,  quem sabe pelo fato de não ter muitos pontos para banhos e ser um pouco afastada dos outros pontos principais da cidade de Nova Pádua. 

Mas qual é o encanto afinal? Acampar nela! Não digo em acampar próximo, mas sim no meio dela! Isso mesmo, há quem pensa em acampar nos cânions, na praia, ao lado de uma ferrovia, na beira do rio, mas que tal acampar numa cascata? 

Acampar na Cascata do Borella

Na Cascata do Borella é possível acampar no meio dela e, ainda, ter o melhor ponto de acampamento do local. No meio da cascata há uma platô onde é possível acomodar várias barracas para você dormir e a acordar ao som de uma cascata.

platô no meio da cascata do borella
Platô da Cascata do Borella, onde é possível acampar e dormir ouvindo a queda d’água.

Mas vale informar que no local não há nenhuma infraestrutura e o solo é de pedra, caso opte por acampar lá, lembre-se disso, pois não terá como usar espeques.

Como chegar?

Mesmo que você não deseja acampar, vale o passeio e a visita. A Cascata do Borella fica em uma propriedade particular, mas o seu acesso é livre, por enquanto.

Primeiro você irá percorrer cerca de 10 quilômetros do centro de Nova Pádua-RS até o início da trilha. Boa parte da estrada é por estrada de chão batido, o Google Maps sinaliza o local, mas não mostra a estrada até ela. A estrada completa não está registrada no mapa. Mas, vale seguir o Google Maps até onde estiver marcado, depois é só continuar na mesma estrada por mais 3 quilômetros. 

O caminho de ida é descendo morro, você irá atingir o nível do Rio das Antas, o qual estará ao seu lado direito na parte final do caminho. Após a descida do morro, boa parte do caminho será cercado por árvores, haverá um momento em que abre-se um pequeno campo. Em seguida, você irá passar por um “mata burro”, estilo uma ponte que impede a passagem de vacas e bois. Após esse ponto, você não andará muito até ver uma placa no lado esquerdo da rua sinalizando o início da trilha.

Entrada da Trilha da Cascata do Borella
Entrada da trilha, há uma pequena placa no lado esquerdo.

A trilha até a base da cascata é bem curta, aproximadamente 300 metros e sem grandes dificuldades, há algumas pedras grandes próxima a chegada na base. A trilha é aberta e bem demarcada, o caminho é em meio a belas árvores e ao lado do rio.

Platô atrás da cascata

Após chegar na base da cascata, se desejar subir até o meio dela, há uma trilha pelo lado esquerdo. A trilha é curta e íngreme, será uma escalaminhada com cerca de 10 minutos. Logo você estará no atrás da cascata. Há um cabo de aço para ajudar você chegar no platô com mais segurança, de qualquer forma este ponto merece atenção e cuidado. 

Cabo para auxiliar na travessia para o platô da cascata do borella
Cabo para auxiliar na travessia para o platô da Cascata do Borella.

Depois, é só curtir o visual!

Sobre a Trilha:

Dificuldade: fácil.
Tempo: 10 minutos de caminhada.
Comentário: Até a base da Cascata a trilha é bem tranquila, demarcada e ao lado do leito do rio. Na chegada, há alguma raízes e pedras maiores. É possível subir sem grandes dificuldades. Para acessar o platô no meio da cascata é necessário fazer uma escalaminha de 5 a 10 minutos, a travessia para o platô merece atenção e cuidado redobrados.
Equipamento: Tênis confortável e água. 
Wickiloc view: Esta trilha também está no Wikiloc e você pode seguir o tracking dela por lá. Só clicar aqui.

Ao fazer trilhas, lembre-se:

  • Avise sempre um conhecido onde estará e o horário que pretende retornar;
  • Não arrisque a vida;
  • Não deixe seu lixo na natureza, traga para descartar no local correto; 
  • Deixe o local melhor do que o encontrou. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *